terça-feira, 23 de janeiro de 2007

As portas da percepção

Leio constantemente e a cada nova descoberta, me vicio em determinado tipo de narrativa ou estrutura de texto. Acontece muito pela facilidade de compreensão, ou talvez não, mas com certeza por compreender exatamente o que o autor disse, fazendo daquela minha realidade momentânea. Eu consigo me concentrar e introjetar ao máximo a idéia, fazendo da concepção a MINHA concepção.


Foi o que aconteceu ao ler Admirável Mundo Novo (Brave New World) do não menos admirável Aldous Huxley. Comecei a pesquisar sua obra e achei As Portas da Percepção, livro que relata as experiências de Huxley com as drogas, mais especificamente a mescalina. Reza a lenda ainda que tal livro e filosofia inspiraram o nome da banda The Doors (em tupiniquim “As Portas”) e a filosofia do próprio Morrison, que era vocalista, xamã, poeta, sexy symbol e líder da banda.

Abaixo, uma passagem que me surpreendeu no texto de Huxley.

"If the doors of perception were cleansed everything would appear to man as it is, infinite."

"Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito."

E suas experiências ele chega a conclusão de que somos potencialmente Oniscientes, mas que nosso cérebro filtra todas as informações desnecessárias para que não sejamos sufocados por tal enxurrada de idéias.

Fui obrigado a concordar com ele.

Quando eu tomo um trago, principalmente na companhia de outras pessoas, eu me sinto muito mais experto e inteligente durante um certo período tempo. Sou capaz de me lembrar de coisas que ninguém mais lembra e de ligar assuntos dos mais variados, tirando conclusões incríveis.

Acho que vou tomar mais porres.

Um comentário:

Carol Gabbi disse...

Depois de ler "Admirável mundo novo" eu fiz exatamente o contrario do que tu... fiquei uns 2 meses sem ler nada, fiz de tudo pra esquecer o livro, e as verdades torturantes que ele diz... isso tudo me irritava e me deixava com um sentimento de incapacidade tão grande...

mas agora que já se passou um tempo, seria interessante ler este livro [em português].

Mas acho dificil de mudar uma idéia q me invadiu a cabeça... as vezes é melhor fikr sem pensar, imaginar que a ficção não tem nada de verdade.